Como funciona o módulo de Telemedicina?

Nesse artigo temos um tutorial completo para você conseguir ativar e começar a usar o módulo de telemedicina em sua conta.

Veja o tutorial abaixo, com todo o fluxo do módulo de Telemedicina exemplificado:

 

Entendendo o módulo de telemedicina do iMedicina

O Módulo de Telemedicina do iMedicina possui toda a segurança necessária para que seus atendimentos sejam protegidos.

Cada usuário do tipo profissional de saúde (e não os usuários administrativos) possui agora, nas configurações do usuário, uma opção para habilitar ou não o módulo de telemedicina no seu cadastro.

Essa configuração é individual para cada médico, que pode ou não habilitar a função.

Para ativar, acesse o menu: Configurações >> Conta >> Configuração de usuário e ative a funcionalidade.

Ao ativar, você poderá preencher o campo com observações, que será enviado para o paciente no ato do agendamento. Insira dados de pagamento e orientações gerais. 

Aqui está um exemplo de configuração:

 

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Recomendamos adicionar o link do termo de consentimento livre para os pacientes assinarem. Aqui você encontra um modelo.

 

Peça para que o paciente assine, digitalize e te envie por e-mail. Ou, se preferir, suba o arquivo para o DocuSign e envie o link para os pacientes assinarem, momentos antes do atendimento. 

É importante notar que este e-mail especifica também (já de forma automática) quais as plataformas suportadas pelo módulo de Telemedicina. São elas, até o momento:

Plataformas suportadas / navegadores e dispositivos

Computadores e dispositivos móveis.

Smartphones devem ser utilizados apenas pelos pacientes. O atendimento pelo profissional de saúde deve ser realizado no computador, por meio de uma única aba do navegador.

Como agendar um paciente para Telemedicina pelo sistema?

Como o paciente pode agendar diretamente pela internet?

  • Através do módulo de agendamento online, você poderá divulgar seu link de agendamento online para os pacientes marcarem consultas em sua agenda.

Utilize esse link para aprender a configurar o agendamento online

 

É muito mais profissional se o link estiver no seu site. Se ainda não tem o link no site, entre em contato com nossa equipe e solicite a inclusão. 


  • Na configuração do turno de trabalho, depois que o agendamento online estiver ativo, selecione o tipo de agendamento PERSONALIZADO e depois selecione a modalidade "Teleconsulta";
  • O reflexo, para o paciente, será esse (de acordo com os dias e horários disponibilizados na configuração do seu turno):

Clique aqui para mais detalhes sobre a configuração dos turnos de trabalho.

 

É possível encaminhar o link antes de iniciar o atendimento via E-mail ou Whatsapp, basta seguis este passo a passo: Como enviar o link da Teleconsulta antes de inicar o atendimento.

Iniciando um atendimento

  • Ao iniciar o atendimento, você terá a opção de "Reenviar convite ao paciente" na lateral esquerda da tela do prontuário;

A chamada é criptografada de ponta a ponta, e o acesso só é possível através do link em questão. Certifique-se de enviar o link apenas para o paciente a ser atendido.

Ao clicar em iniciar atendimento, a sala de atendimento virtual é criada (e só depois disso o paciente  conseguirá acessar - em outras palavras, o profissional deve primeiro acessar a sala para depois o paciente entrar). Clique em "Chamar paciente" para que o sistema dispare o link para o email cadastrado no perfil do paciente.

Tela de atendimento

  • Ao iniciar um atendimento do tipo Teleconsulta, a sala é criada automaticamente depois que você clica em "Chamar paciente" e aparece ao lado do seu prontuário, para registro de informações do paciente.

Enquanto o atendimento estiver aberto, a sala estará aberta. Certifique-se de fechar a sala ao finalizar. A conexão é extremamente estável. 

As orientações devem ser adicionadas ao prontuário de forma clara, para segurança do profissional. A portaria do Ministério da Saúde que autorizou a teleconsulta NÃO foi clara sobre a orientação de gravar ou não o vídeo. Por orientação jurídica, optamos por NÃO liberar a funcionalidade de gravação nesse momento. A orientação é a de que os dados sejam escritos em prontuário, da mesma forma como em uma consulta normal, que também não é gravada.

 

Se precisar enviar receita para o paciente, a integração com o Memed permite a assinatura digital do documento. Veja aqui como funciona.

Caso você e o paciente enfrentem problemas para logar, use excepcionalmente a orientação telefônica ou outro canal, e nos chame no chat, para investigarmos o problema.

Ao finalizar o atendimento, a sala é fechada.

 

Ainda possui dúvidas? Entre em contato com nosso suporte, o atendimento é de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 ou envie um e-mail para  atendimento@imedicina.com.br. 😉