Neste artigo vamos te ensinar a configurar o agendamento online de acordo com a rotina do seu consultório.
O agendamento online permite que os pacientes realizem agendamentos por meio do link de uma agenda online.
É possível personalizar essa agenda de acordo com a sua disponibilidade de horários, convênios atendidos e tipos de agendamentos que podem ser realizados.
Para saber como realizar todas essas configurações, nos acompanhe na leitura desses artigo.
- Para iniciar a configuração do seu agendamento online, o primeiro passo é configurar o turno de trabalho e disponibilizá-lo para o agendamento online.
- Para isso, acesse o menu Configurações >> Atendimento >> Editar Turnos de Trabalho.
- Na lateral direita da tela, selecione o profissional de saúde e clínica em que o turno deve ser criado (perfis de proprietário da conta, gestor de conta e secretária tem acesso para criar turnos para todos os profissionais de saúde vinculados a conta).
- Para que o turno se inicie no dia em que está realizando a configuração, clique em "Criar novo turno" na parte superior da tela.
- Caso queira iniciar o turno em outra data que não o dia atual, localize a data na agenda exibida na tela e clique sobre uma célula para iniciar a configuração.
- Na tela que será exibida, defina os dias da semana e o horário de início e fim do seu turno. Se não quiser estabelecer uma data fim para o turno, deixe o campo "Data final" sem preenchimento.
- Selecione a chave "Disponibilizar para Agendamento Online". Ela deverá ficar azul, e serão abertas novas opções para personalização do seu turno.
- Após ativar a chave de disponibilidade do turno, serão exibidos novos campos para preenchimento;
- Defina até quantas horas antes do horário do agendamento os horários ficarão disponíveis para o paciente;
Exemplo: o médico deseja que os pacientes possam agendar online com até três horas de antecedência do atendimento. Sendo assim, ele deverá preencher os dados como mostrado a seguir:
- Selecione quais os convênios serão disponibilizados para agendamento online. Os convênios deverão ser configurados previamente em sua conta para que fiquem disponíveis para seleção no turno de trabalho.
- Escolha quais os tipos de agendamento serão disponibilizados para agendamento online. Basta selecionar os que você deseja disponibilizar.
- Clique em "Salvar" para aplicar a configuração.
Lembre-se que não é possível criar turno de trabalho sobre turno bloqueado. Nem criar turnos iguais para o mesmo profissional de saúde em clínicas diferentes vinculadas à mesma conta.
- Após concluir a configuração do turno, o mesmo ficará disponível para acesso na lateral direita da tela. Você poderá editar, excluir o turno ou desativar o agendamento online a qualquer momento. Desativando o agendamento online, o turno ficará disponível apenas para agendamentos internos.
- Para realizar alguma dessas ações, localize o turno e clique nos 3 pontinhos que ficam no canto superior do turno.
No exemplo acima, como na configuração do turno foi selecionado a teleconsulta como tipo de agendamento disponível, o turno fica na coluna nomeada como "Teleconsulta". Os turnos podem ficar em colunas diferente a depender de sua configuração:
- Padrão: essa coluna se destina aos turnos configurados apenas para agendamentos internos, não estão disponíveis para o agendamento online.
- Agendamento online: essa coluna se destina aos turnos configurados para agendamento online, que não possuem a opção de atendimento por teleconsulta configurada no turno.
- Teleconsulta: essa coluna se destina aos turnos configurados para agendamento online que possuem a opção de atendimento por teleconsulta configurada no turno.
- Ativos: são para turnos que estão ativos.
- Bloqueios: são para os turnos configurados para bloqueio de agendamento, que não permite agendamentos durante o período configurado.
- Inativos: são para turnos que já tiveram sua validade expirada, e não estão mais disponíveis para agendamento.
Após definir as configurações de seus turnos, você pode acessar o link de agendamento online. - Para isso, acesse Configurações >> Atendimento >> Editar Agendamento Online.
Nessa página, é possível acessar os turnos configurados para consulta e edição, configurar a exibição do valor da consulta na página de agendamento, visualizar e compartilhar o link do agendamento online.
- Para exibir o valor da consulta na página de agendamento online, ative a chave para "Sim". Ela deve ficar na cor verde.
- Clique em "Salvar".
A informação exibida no campo "Antecedência para liberar o horário de agendamento" só irá ser acatada pelo sistema caso essa informação não seja configurada no turno de trabalho.
Para compartilhar sua agenda, há duas opções disponíveis: compartilhar agenda geral e individual.
- Compartilhar agenda geral: disponibiliza o agendamento online de todos os profissionais de saúde vinculados a conta que tenha turno de trabalho configurado em seus perfis. Mais utilizado por clínicas.
- Compartilhar sua agenda (individual): disponibiliza apenas os horários configurados no turno do profissional de saúde em questão. Caso na conta haja mais de um profissional de saúde com turno de trabalho configurado, é possível acessar o link individual de cada profissional.
- O acesso ao link geral e de todos os profissionais de saúde fica disponível apenas para o proprietário da conta. Os demais profissionais de saúde tem acesso apenas ao seu link individual.
- É possível copiar ou compartilhar o link conforme opções disponíveis e enviar aos pacientes.
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Clicando na opção "Visualizar página" ou diretamente sobre o link, você será direcionado para página de agendamento online.
Veja como é a visão e o funcionamento do agendamento online para os pacientes.
- O paciente deverá selecionar as opções disponíveis e clicar em "Continuar" para ser direcionado para escolher data e horário
- Na página seguinte, ele deverá escolher o dia e horário disponíveis para agendamento e clicar em "Continuar". Lembrando que esses dias e horários foram definidos na configuração do seu turno.
- A próxima etapa é para inserir os dados do paciente: nome, e-mail e celular.
- Na lateral da pagina serão exibidos o resumo do agendamento.
- Ao clicar em "Continuar" o paciente será direcionado para última etapa, para confirmar a consulta.
Para confirmar o agendamento, o paciente deverá informar o código que foi enviado para o e-mail informado no agendamento.
- Após inserir o código e clicar em continuar, o processo de agendamento é concluído.
- Nesse momento, o paciente recebe um e-mail de confirmação do agendamento e o card de agendamento será exibido na agenda do profissional de saúde selecionado.
Para mais detalhes sobre o agendamento online, acesse o material de apoio relacionado ao tema:
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