Como configurar os turnos de trabalho?

Nesse tutorial vamos ensinar como configurar os seus turnos de trabalho para te auxiliar na organização do seu consultório.

Os turnos de trabalho indicam os horários disponíveis para atendimento no seu consultório. A configuração deles te auxilia na organização da agenda do consultório ou da clínica e, além disso, o turno de trabalho é fundamental para o agendamento online de consultas.

Para saber como configurar os seus turnos de trabalho,  acompanhe na leitura do artigo.

Antes de iniciarmos a configuração do turno,  é importante reforçar três regras:

  1. Não é possível criar turno sobre horário bloqueado;
  2. Os turnos de trabalho são separados por clínica e profissional de saúde;
  3. Profissionais de saúde só conseguem configurar o próprio turno. Para gerenciar a configuração de turnos de vários profissionais de saúde, é necessário o acesso de um perfil de gestor de conta ou secretária.

Vamos seguir com a configuração do turno de trabalho.

  • Acesse o menu Configurações >> Atendimento >> Editar Turno de Trabalho;
  • Na lateral direita da tela, selecione o profissional de saúde e clínica em que o turno deve ser criado (perfis de proprietário da conta, gestor de conta e secretária tem acesso para criar turnos para todos os profissionais de saúde vinculados a conta). 
  • Clique sobre a agenda na data que deseja que o turno seja iniciado;
  • Para que o turno se inicie no dia em que está realizando a configuração, clique em "Criar novo turno" na parte superior da tela.
  • Caso queira iniciar o turno em outra data que não o dia atual, localize a data na agenda exibida na tela e clique sobre uma célula para iniciar a configuração.

  • Na tela que será exibida, defina os dias da semana e o horário de início e fim do seu turno.
  • Escolha a frequência de repetição e até quando o turno criado deve ser repetido.
  • Se não quiser estabelecer uma data fim para o turno, deixe o campo "Data final" sem preenchimento.

A frequência de repetição pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Se não quiser que o turno se repita, selecione a opção "Não se repete" para criar um turno único.

  • Caso você não queira disponibilizar o agendamento online, é só clicar em "Salvar" e o seu turno estará configurado para os agendamentos internos, apenas;
  • Mas se você deseja disponibilizar o agendamento online, selecione a chave "Disponibilizar para Agendamento Online". Ela deverá ficar azul;

  • Após ativar a chave de disponibilidade no turno para agendamento online, serão exibidos novos campos para preenchimento;
  • Defina até quantas horas antes do horário do agendamento os horários ficarão disponíveis para o paciente;
  • Quais convênios e quais tipos de agendamento serão disponibilizados para agendamento online. Basta selecionar os que você deseja disponibilizar;

  • Clique em "Salvar" para aplicar a configuração.

Lembre-se que não é possível criar turno de trabalho sobre turno bloqueado. Nem criar turnos iguais para o mesmo profissional de saúde em clínicas diferentes vinculadas à mesma conta.

 

  • Após concluir a configuração do turno, o mesmo ficará disponível para acesso na lateral direita da tela. Você poderá editar, excluir o turno ou desativar o agendamento online a qualquer momento.
  • Desativando o agendamento online, o turno ficará disponível apenas para agendamentos internos.
  • Para realizar alguma dessas ações, localize o turno e clique nos 3 pontinhos que ficam no canto superior do turno.

No exemplo acima, como na configuração do turno foi selecionado a teleconsulta como tipo de agendamento disponível, o turno fica na coluna nomeada como "Teleconsulta". Os turnos podem ficar em colunas diferente a depender de sua configuração: 

  • Padrão: essa coluna se destina aos turnos configurados apenas para agendamentos internos, não estão disponíveis para o agendamento online.
  • Agendamento online: essa coluna se destina aos turnos configurados para agendamento online, que não possuem a opção de atendimento por teleconsulta configurada no turno.
  • Teleconsulta: essa coluna se destina aos turnos configurados para agendamento online que possuem a opção de atendimento por teleconsulta configurada no turno.
  • Ativos: são para turnos que estão ativos.
  • Bloqueios: são para os turnos configurados para bloqueio de agendamento, que não permite agendamentos durante o período configurado.
  • Inativos: são para turnos que já tiveram sua validade expirada, e não estão mais disponíveis para agendamento.

Para mais detalhes sobre o agendamento online, acesse: Como configurar o agendamento online?

 Como criar turnos bloqueados?

Caso você queira bloquear algum turno para que não seja possível fazer agendamentos, por exemplo, horário de almoço ou férias, você pode fazer isso nessa mesma página.

  • No menu Configurações >> Atendimento >> Editar Turnos de Trabalho selecione na lateral direita da tela o profissional de saúde e clínica em que o turno deve ser bloqueado. 
  • Clique sobre a agenda na data que deseja que o turno de bloqueio seja iniciado;
  • Defina os dias da semana e o horário de início e fim do seu turno de bloqueio.
  • Escolha a frequência de repetição e até quando o bloqueio deve permanecer ativo.
  • Em seguida, mude a chave de "Turno de Trabalho" para "Turno Bloqueado" e selecione se você deseja bloquear todos os tipos de agendamento ou apenas os agendamentos online;
  • Clique em "Salvar" para aplicar as configurações.

 

  

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