Nesse artigo vamos explicar como você pode bloquear horários na sua agenda para impedir que sejam marcados agendamentos naquele período.
Na plataforma do iMedicina disponibilizamos a opção de bloquear horários na agenda a fim de impedir que sejam marcados agendamentos naquele período. Essa é uma boa opção para ser utilizada em casos como horário de almoço, férias, outros compromissos profissionais e até compromissos pessoais.
Para bloquear os horários há duas formas:
- Diretamente na agenda: recomendada para bloqueios pontuais.
- Criando um turno bloqueado: recomendado para bloqueios recorrentes ou para bloqueios por longos períodos.
Para saber como fazer esses bloqueios, nos acompanhe na leitura desse artigo.
1. Bloquear horário diretamente na agenda
- Acesse o menu "Agenda" e clique sobre o horário que você deseja bloquear;
- Confirme o nome da clínica e o profissional de saúde (caso você esteja fazendo o bloqueio por uma conta de secretária ou gestor);
- Mude a chave de "Agendar" para "Bloquear";
Será exibido um campo opcional para adicionar comentários, por exemplo, motivos do bloqueio. Após finalizar a configuração é só clicar em "Bloquear horário";
- Caso você queira desbloquear o horário posteriormente, basta clicar sobre ele na agenda e, em seguida, clicar em "Excluído" na coluna que será exibida no canto direito da tela.
2. Criar um turno bloqueado
- Acesse o menu Configurações >> Atendimento >> Editar Turno de Trabalho;
- Selecione na lateral direita da tela o profissional de saúde e clínica em que o turno deve ser bloqueado.
- Clique sobre a agenda na data que deseja que o turno de bloqueio seja iniciado;
- Defina os dias da semana e o horário de início e fim do seu turno de bloqueio.
- Escolha a frequência de repetição e até quando o bloqueio deve permanecer ativo.
- Em seguida, mude a chave de "Turno de Trabalho" para "Turno Bloqueado" e selecione se você deseja bloquear todos os tipos de agendamento ou apenas os agendamentos online;
- Será exibido um campo opcional para adicionar comentários, como por exemplo, motivos do bloqueio;
- Após finalizar a configuração é só clicar em "Salvar".
Lembre-se que não é possível criar turno de trabalho sobre turno bloqueado.
Editar ou excluir o bloqueio
- Se você desejar excluir ou editar o turno posteriormente, basta acessar novamente a página de configurações de turno, localizar o turno desejado e clicar nos 3 pontinhos que ficam no canto superior do turno.
No exemplo acima, como na configuração do turno foi selecionado a teleconsulta como tipo de agendamento disponível, o turno fica na coluna nomeada como "Teleconsulta". Os turnos podem ficar em colunas diferente a depender de sua configuração:
- Padrão: essa coluna se destina aos turnos configurados apenas para agendamentos internos, não estão disponíveis para o agendamento online.
- Agendamento online: essa coluna se destina aos turnos configurados para agendamento online, que não possuem a opção de atendimento por teleconsulta configurada no turno.
- Teleconsulta: essa coluna se destina aos turnos configurados para agendamento online que possuem a opção de atendimento por teleconsulta configurada no turno.
- Ativos: são para turnos que estão ativos.
- Bloqueios: são para os turnos configurados para bloqueio de agendamento, que não permite agendamentos durante o período configurado.
- Inativos: são para turnos que já tiveram sua validade expirada, e não estão mais disponíveis para agendamento.
Ainda possui dúvidas? Entre em contato com nosso suporte, o atendimento é de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 ou envie um e-mail para atendimento@imedicina.com.br. 😉