Tudo Que Você Precisa Saber Para Assinar Receitas Digitalmente Pela Memed

Nesse tutorial vamos explicar tudo que você precisa saber para assinar receitas digitalmente pelo sistema de prescrição rápida do iMedicina em integração com a Memed.

Para assinar digitalmente os documentos gerados durante os atendimentos, é preciso possuir um certificado digital de pessoa física, no padrão ICP-Brasil.

Como obter certificado digital ICP-Brasil?

Acesse esse portal do ITI para conhecer as autoridades certificadoras habilitadas no padrão ICP-Brasil e providenciar o seu certificado Pessoa Física (E-CPF). 

A Memed, sistema de prescrição rápida integrado com o iMedicina, tem uma parceria com a autoridade certificadora Soluti para que os nossos clientes possam adquirir o certificado digital BirdID.

Clique aqui para saber mais sobre o certificado do BirdID.

Posso utilizar outro certificado que não seja o Bird Id?

Sim, o sistema aceita outros certificados digitais (modelo A1, A3 e A5), desde que sejam pessoa física e de uma certificadora dentro dos padrões ICP Brasil. 

A seguir, há uma lista de certificados que são incompatíveis com alguns sistemas.

CERTIFICADOS QUE NÃO SÃO COMPATÍVEIS:

  1. Certificados digitais da Digital Sign não são compatíveis com o sistema;
  2. Certificados digitais da Safeweb não são compatíveis com Macbook;
  3. Certificados digitais VIDaaS da Valid não são compatíveis com Macbook;
  4. Certificados digitais da Valid não são compatíveis com o sistema operacional macOS Catalina.

Como acessar o sistema de prescrição rápida?

Para acessar o sistema de prescrição rápida, inicie o atendimento. Em seguida clique em "+Documentos". Na sessão "Prescrição Rápida" clique no ícone "+" ou "+Adicionar".

Como assinar as prescrições dentro sistema de prescrição rápida?

Ative a assinatura digital clicando na chave "Assinatura Digital" na página de prescrição e selecione seu certificado. Depois de preencher a receita, clique em "Gerar Prescrição" e siga as instruções na tela. 

Veja esses outros artigos para mais detalhes: 

  1. Certificado Soluti BirdID;
  2. Certificado instalado na máquina.

Como enviar a prescrição para o paciente?

Na página "Emitir Receita", digite os número do celular do paciente e clique em "Enviar e emitir". O paciente receberá o link da receita digital via SMS. Nesse link ele poderá visualizar o tratamento prescrito, buscar redes credenciadas  e encontrar farmácias mais próximas.

Além disso, na página seguinte você terá opção para impressão do documento, e outras formas para compartilhar o link com o paciente.

Como a farmácia pode validar a prescrição?

Para farmácias credenciadas à Memed, basta inserir o token da receita na ferramenta de dispensação e aguardar o resultado. Caso a farmácia não tenha a ferramenta de dispensação, o paciente deverá baixar o PDF assinado, diretamente da sua via digital. 

Para baixar o PDF, o paciente deverá clicar na seta que fica ao lado do nome "Receita Digital" e em seguida, clicar em "Baixar PDF da receita assinada". A validade do PDF pode ser verificada no validador do ITI.

 

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco no chat, o atendimento é de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 ou envie um e-mail para atendimento@imedicina.com.br. 😉