Tudo o que você precisa saber para assinar receitas digitalmente pela Memed

Nesse tutorial vamos explicar tudo o que você precisa saber para assinar receitas digitalmente pelo sistema de prescrição rápida do iMedicina.

Para assinar digitalmente os documentos gerados durando o atendimento, é preciso possuir um certificado digital pessoa física, no padrão ICP-Brasil

Como obter certificado digital ICP-Brasil?

Acesse esse portal do ITI para conhecer as autoridades certificadoras habilitadas no padrão ICP-Brasil e providenciar o certificado Pessoa Física (E-CPF). 

A Memed, sistema integrado com o Imedicina, tem uma parceria com a autoridade certificadora Soluti para que os nossos clientes possam adquirir o certificado digital BirdID com desconto.

Além disso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu um termo de cooperação técnica com as Autoridades Certificadoras Soluti, Valid, e Fenacon para oferecer o certificado digital do tipo PF A3 com condições diferenciadas aos médicos. Você pode conferir as condições aqui.

Posso utilizar outro certificado que não seja o Bird Id?

Sim, o sistema aceita outros certificados digitais (modelo A1, A3 e A5), desde que sejam pessoa física e de uma certificadora dentro dos padrões ICP Brasil. 

A seguir, há uma lista de certificados que são incompatíveis com alguns sistemas.

CERTIFICADOS QUE NÃO SÃO COMPATÍVEIS

  1. Certificados digitais da Digital Sign não são compatíveis com o sistema;
  2. Certificados digitais da Safeweb não são compatíveis com Macbook;
  3. Certificado digital VIDaaS da Valid não é compatível com Macbook.
  4. Certificados digitais da Valid não são compatíveis com o sistema operacional macOS Catalina.

Como acessar o sistema de prescrição rápida?

Para acessar o sistema de prescrição rápida, inicie o atendimento. Em seguida clique em "+Documentos". Na sessão "Prescrição Rápida" clique no ícone "+".

Como assinar as prescrições dentro sistema de prescrição rápida?

Ative a assinatura digital clicando na chave "Assinatura Digital" na página de prescrição. Depois de preencher a receita, clique em "Gerar Prescrição". Será aberta uma página para que você escolha o seu certificado. 

  1. Certificado Soluti BirdID;
  2. Certificado instalado na máquina;

Como o paciente recebe a prescrição?

Na página de emissão da prescrição, digite os número do celular do paciente e clique em "Enviar e emitir". O paciente receberá o link da receita digital. Nesse link ele poderá visualizar o tratamento prescrito, buscar redes credenciadas  e encontrar farmácias mais próximas.

Como a farmácia pode validar a prescrição?

Para farmácias credenciadas à Memed, basta inserir o token da receita na ferramenta de dispensação e aguardar o resultado. Caso a farmácia não tenha a ferramenta de dispensação, o paciente deverá baixar o PDF assinado, diretamente da sua via digital. 

Para baixar o PDF, o paciente deverá clicar na seta que fica ao lado do nome "Receita Digital" e em seguida, clicar em "Baixar PDF da receita assinada". A validade do PDF pode ser verificada no validador do ITI.

 

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco no chat, o atendimento é de segunda a sexta de 09:00 as 18:00 ou envie um e-mail para atendimento@imedicina.com.br.