Torne seu conteúdo mais relevante criando anúncios personalizados no Facebook, atraindo seu público alvo de acordo com os critérios definidos. Isso vai ajudar você a alcançar pessoas que se interessam por sua empresa, produto ou serviço.
Ao criar um anúncio no Facebook, você vai encontrar uma seção com várias opções:
As duas mais indicadas para a sua estratégia são: Pessoas na sua área local e Pessoas que você escolhe por meio de direcionamento. Veja a diferença entre elas:
Escolha Pessoas na sua área local se sua especialidade abrange tanto homens como mulheres, de todas as idades e que estejam próximos ao seu consultório.
- Para isso, seu endereço deve estar devidamente configurado na página.
- Escolha o raio levando em consideração o seu endereço. Em cidades pequenas e regiões de fácil acesso, o raio pode alcançar a cidade inteira ou até as cidades vizinhas. Em cidades grandes ou regiões mais afastadas, normalmente até 5 km é suficiente para alcançar seu público ideal.
Se a sua especialidade médica é mais específica ou você quer refinar ainda mais o seu público, escolha a opção Pessoas que você escolhe por meio de direcionamento. clique em editar.
Nessa seção aparecerá uma série de critérios. Você irá eleger categorias para que o Facebook direcione a sua publicação exatamente para quem cumpri-las. É possível escolher a idade, gênero, localização e interesses.
Ciente de que cada especialidade tem seu público específico, as dicas que relatamos a seguir podem ser adaptadas para cada caso em particular. Confira:
- Gênero - É importante lembrar que as mulheres tem alto poder de decisão em relação à saúde dos familiares, de uma maneira general. Dessa forma, se sua especialidade médica é destinada ao público masculino, é recomendado clicar em Todos, pois mães, namoradas, esposas e filhas têm forte influência na escolha do profissional de saúde. Seu conteúdo deve ser mostrado também a elas.
Nos casos de especialidades médicas que tenham o público infantil, idoso ou feminino como pacientes principais, a dica é selecionar apenas mulheres. Exemplos: pediatras, geriatras, ginecologistas e obstetras, mastologista, etc. Assim, o orçamento é gasto com quem tem maior propensão de procurar pelo seu trabalho.
- Idade - ao selecionar a idade também é importante levar em consideração quem, de fato, toma as decisões referente aos profissionais de saúde da família.
Mesmo que seu paciente seja uma criança ou adolescente, quem decide em qual médico levá-lo, geralmente, são os pais. Nesse caso, a idade selecionada poderia variar entre 25 e 50 anos. A explicação é que as mulheres tem filhos cada vez mais tarde, e pessoas acima dos 50 anos raramente tem filhos ainda adolescentes. Já um cirurgião plástico, tem a opção de abranger pessoas entre 18 a 65+ anos porque seu público consegue alcançar todas as idades.
Um especialista em idosos com idade avançada, por exemplo, deve lembrar que pessoas acima dos 65 anos não são muito assíduas nas redes sociais. Então, as publicações devem ser direcionadas às pessoas com a idade média dos filhos dos seus pacientes. No geral, pessoas com menos de 40 anos ainda não tem pais em idade muito avançada. Assim, uma boa maneira de selecionar a idade para os posts desse profissional seria entre 40 e 65 anos.
- Localização - A localização abrange quem está dentro de um raio determinado ou tenha passado por ele recentemente. O pensamento aqui é: onde estão seus pacientes? Quantos kms eles estão dispostos a percorrer para chegar até o seu consultório?
Escolha o raio levando em consideração o seu endereço. Em cidades pequenas e regiões de fácil acesso, o raio pode alcançar a cidade inteira e até as cidades vizinhas. Em cidades grandes ou regiões mais afastadas, normalmente até 5 km é suficiente para alcançar seu público ideal.
Especialidades muito raras ou serviços muito específicos também podem ser direcionados para toda a cidade.
- Direcionamento detalhado - O direcionamento detalhado serve para que o Facebook identifique os usuários que se enquadram nas categorias escolhidas, baseadas em grupos de interesse, dados demográficos ou comportamento.
Existem duas opções:
1 - Pode-se digitar um serviço ou um sintoma na busca e deixar que o próprio Facebook faça sugestões. Por exemplo, um especialista em cirurgia bariátrica sugere emagrecer. Assim, o Facebook vai sugerir outros grupos de interesse baseados nessa palavra-chave. Assim, é identificado os usuários que costumam consumir conteúdos sobre emagrecimento para mostrar o seu post.
2 - Também é possível clicar em Procurar e escolher dentre as opções que o Facebook vai te oferecer. Exemplo: se você é um pediatra, pode ir em Dados demográficos > Pais > Todos os pais > selecionar as opções desejadas. Assim, a plataforma vai mostrar sua publicação apenas para quem consome conteúdo infantil, compram produtos para crianças, entram em sites direcionado a pais, etc.
Não existe limite para a segmentação. Pode-se inserir quantos dados forem necessários. Você pode conferir o tamanho do público no gráfico em baixo da página. Se ficar restrito demais, a opção é adicionar mais dados até o ponteiro ficar verde.
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