Como Realizar a Criação do Seu Site na Plataforma iMedicina (CMS)

Neste artigo separamos algumas dicas para te auxiliar no processo de criação do site, a fim de melhorar a experiência do visitante e otimizar o desempenho da página nos mecanismos de busca.

O site é uma das principais portas de entrada de pacientes. Por isso, deve ser muito bem estruturado para proporcionar uma boa experiência para o visitante e, assim ajudar na atração e fidelização de pacientes.

Dicas gerais

  • Utilize imagens e fotos de alta resolução;
  • Padronize a identidade visual: utilize o mesmo padrão de cores no seu site, nas suas redes Sociais e nos seus documentos (receituários, cartão de visita, etc);
  • Utilize uma linguagem clara evitando o uso de termos médicos. Lembre-se que seu site será acessado por paciente e não profissionais de saúde.

Criando o seu site

Ao criar o seu próprio site, você tem maior controle sobre o conteúdo divulgado e, além disso, você aumenta seu contato com seus pacientes o que melhora o relacionamento médico-paciente Saiba mais.

O primeiro passo, é configurar seu domínio na plataforma, clique aqui e veja como fazer.

Com o domínio configurado e seu DNS devidamente direcionado para o iMedicina, basta seguir os passos abaixo:

  • Para criar seu site pelo iMedicina, acesse o menu Marketing >> Sites >> Iniciar:

Caso você ainda não tenha configurado o domínio, recomendamos que faça isso antes de iniciar o processo de criação do site.

 

Escolha um dos templates disponíveis para iniciar a criação do seu site. O template é uma estrutura pré-definida para que você realize a construção do seu site, inserindo as informações em cada seção dentro do tema selecionado.

Com o template escolhido, basta navegar pelas seções inserindo os dados solicitados, e seguindo as orientações abaixo:

Logotipo e cores

Caso você possua um logotipo, ao inseri-lo no site, lembre-se de utilizar um arquivo de alta qualidade (formato JPEG ou PNG) e, preferencialmente, um arquivo com fundo transparente. Caso não possua, opte por um fundo branco.

Ao selecionar a cor principal do seu site, lembre-se de escolher uma cor que esteja presente no seu logotipo para padronizar a sua identidade visual.

Ao fazer o upload de imagens para usar em seu site, lembre-se que o tamanho limite das imagens é de 4MB. Acima disso não é suportado pelo sistema e nem indicado, pois diminui a velocidade de carregamento da página afetando o SEO do Google.

 

Conteúdos

1. Conte sobre sua formação

Este primeiro texto funciona como uma breve apresentação para seu paciente. Fale resumidamente sobre sua formação e também tente ressaltar seus diferenciais.

Exemplo: Designer pela Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em UX Design e Design Thinking.

2. Reforce sua credibilidade

Este texto é importante para estabelecer uma conexão com o visitante do site e se aproximar dele. Recomendamos que você conte um pouco do que te motivou a escolher a profissão, o que a profissão significa para você, o que você valoriza nos seus atendimentos, etc.

Evite colocar informações curriculares. Teremos uma seção específica para isso 😉

 

3. Como a sua especialidade pode ajudar seus pacientes?

Explique como a sua especialidade pode atuar na prevenção e diagnóstico de doenças e porque os pacientes devem procurar o seu atendimento. Este texto é fundamental para a sua estratégia e tem o objetivo convencer os visitantes do seu site sobre a importância de agendar uma consulta. 

Use palavras-chave em seu texto para ajudar no ranqueamento orgânico do seu site.

Exemplo: O iMedicina é o software médico líder em atração e fidelização de pacientes. Oferecemos todas as ferramentas que um consultório médico precisa para crescer, em um único lugar. Desenvolvemos o método iMedicina, com foco total no relacionamentoatração e fidelização, baseado em todas as etapas da jornada de decisão do paciente. 

4. Chame seus pacientes para ir ao seu consultório

Utilize uma frase de impacto para chamar atenção do visitante, pode ser algo de autoria própria ou de alguma figura pública que você tenha como referência. Essa frase, além de chamar atenção, será um convite para que o visitante interaja com a página e agenda uma consulta com você.

Use frases curtas, recomendamos no máximo frases com 2 a 3 linhas.

 

5. Use números que reforcem sua experiência

Dados quantitativos, por exemplo, anos de experiências, geram autoridade. Caso você ainda não tenha esses dados, utilize pesquisas e números relevantes que tenham relação com a sua especialidade para despertar o interesse e o senso de urgência no paciente. 

 

6. Quando os seus pacientes te procuram?

Pense quais situações você mais atende no consultório ou quais são os seus diferenciais e utilize essas informações para descrever quando e com quais sintomas o paciente deve te procurar. Escreva um texto curto explicando o que é o sintoma,  porque é importante estar atento a ele, quais as possíveis "complicações", etc. 

Use palavras-chave em seu texto para ajudar no ranqueamento orgânico do seu site.

 

7. Desperte a atenção dos seus pacientes

Utilize uma frase de impacto para chamar atenção do visitante, pode ser algo de autoria própria ou de alguma figura pública que você tenha como referência. Essa frase, além de chamar atenção, será mais um convite para que o visitante interaja com a página e agenda uma consulta com você.

 

8. Principais Atendimentos

Detalhe os principais tratamentos oferecidos por você. Mostre como você pode ajudar o visitante a suprir as necessidades que ele possui. Escreva um texto curto explicando como é feito o tratamento, quais os resultados esperados, etc.

Novamente, lembre-se de utilizar palavras-chave.

 

9. Exames

Caso você realize exames e ainda não tenha mencionado eles nos itens anteriores, detalhe-os nessa seção ressaltando a importância.

Se você não realizar exames, selecione a chave para ocultar essa seção.

 

10. Chame seus pacientes para ir ao seu consultório

Utilize uma frase de impacto para chamar atenção do visitante, pode ser algo de autoria própria ou de alguma figura pública que você tenha como referência. Essa frase, além de chamar atenção, será mais um convite para que o visitante interaja com a página e agenda uma consulta com você.

 

11. Liste sua formação para gerar confiança

Liste os pontos de destaque da sua trajetória acadêmica e profissional: instituição em que a graduação foi feita; caso tenha feito especialização/residência, cite a área de atuação e o local que te concedeu o título; se for membro de alguma sociedade ou tiver algum outro diferencial no seu currículo, liste também. 

Exemplo: - Graduado em Design pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2017;

- Especialização em UX Design na Universidade Cândido Mendes, em 2018;

- Especialização em Design Thinking pela Miami School, em 2021;

- Atuo como Product Manager no iMedicina

12. Evidencie a qualidade do seu trabalho

Insira depoimentos de seus pacientes para que sirva de prova social. As opiniões dos pacientes sobre seu atendimento auxilia no ganho de autoridade e credibilidade no meio digital. Isso incentiva futuros pacientes para que marquem uma primeira consulta.

Evite expor o nome do paciente, use as iniciais para identificar o paciente.

Exemplo: "Não estava satisfeito com o meu Marketing que não gerava o volume de pacientes que eu gostaria. Hoje a minha vida profissional é mais estável, e ainda com perspectivas de crescimento amplo!" A. M.

13. Convênio

Caso você atenda convênios, cite-os nessa seção.

 

14. Endereço e contato

Informe seu endereço completo (Rua/Av., número, sala/andar, bairro e CEP) e a praticidade do seu espaço, por exemplo, acessibilidade, se há estacionamento próprio, etc.

Informe também as informações para contato e defina para qual e-mail você deseja que as respostas ao formulário de contato sejam enviadas. Esse formulário funciona como um canal de comunicação para que o paciente enviei dúvidas, elogios e sugestões. 

 

15. Rodapé

Informe seus dados de registro profissional para assegurar a sua capacitação técnica. Divulgue também suas redes sociais para que o visitante te acompanhe nos outros canais digitais.

 

16. Redes Sociais

Inclua o seu endereço do Facebook e Instagram para criar um ícone com os links de acesso às suas redes sociais e gerar engajamento com seu público.

 

17. Site Concluído

Ao concluir o preenchimento de todas as seções com as informações propostas, clique em "Publicar site" para que seu site fique ativo e no ar!

 

Edição do site

Após a publicação do seu site, você pode editar as informações a qualquer momento. Basta refazer os passos acima, avançando até a seção que deseja alterar, e avançando até a seção "Site concluído", clicando novamente em "Publicar site" para que as alterações sejam aplicadas.

Caso realize alguma alteração e não clique em "Publicar site", elas ficarão salvas e só serão aplicadas quando o site for novamente publicado.

 

Ainda possui dúvidas? Entre em contato com nosso suporte. O atendimento é de segunda a sexta de 09:00 às 18:00, ou envie um e-mail para atendimento@imedicina.com.br. 😉