Como funciona o módulo de Telemedicina

Nesse artigo temos um tutorial completo para você conseguir ativar o módulo de telemedicina na sua conta e começar a usar

Veja o tutorial abaixo, com todo o fluxo do módulo de Telemedicina exemplificado:

Entendendo o módulo de telemedicina do iMedicina


O Módulo de Telemedicina do iMedicina possui toda a segurança necessária para que seus atendimentos sejam protegidos.

Cada usuário do tipo profissional de saúde (e não os usuários administrativos) possui agora, nas configurações do usuário, uma opção para habilitar ou não o módulo de telemedicina no seu cadastro.

Essa configuração é individual para cada médico, que pode ou não habilitar a função.

Para ativar, acesse o menu: Configurações >> Conta >> Configuração de usuário 

E ative a funcionalidade. Ao ativar, você poderá preencher o campo com observações, que será enviado para o paciente no ato do agendamento. Insira dados de pagamento e orientações gerais. 

Aqui está um exemplo de configuração:

Captura de Tela 2020-03-28 às 18.10.44

Aqui está um artigo que te ensina a gerar um link online para pagamento.

Recomendamos também adicionar o link do termo de consentimento livre para os pacientes assinarem. Aqui você encontra um modelo.

Peça para que o paciente assine, digitalize e te envie por e-mail. Ou, se preferir, suba o arquivo para o DocuSign e envie o link para os pacientes assinarem, momentos antes do atendimento.

É importante notar que este e-mail especifica também (já de forma automática) quais as plataformas suportadas pelo módulo de Telemedicina. São elas, até o momento:

Plataformas suportadas / navegadores e dispositivos


Computadores e dispositivos móveis.

Lembre-se que o dispositivo móvel é mais para uso do paciente. O profissional de saúde não consegue iniciar um atendimento pelo celular. 

Como agendar um paciente para Telemedicina pelo sistema?


Por dentro do sistema, você terá a opção de agendar e escolher o tipo de agendamento "Teleorientação". Só é possível salvar o agendamento se a configuração estiver ativa em seu usuário.

Como o paciente pode agendar diretamente pela internet?


Através do módulo de agendamento online, você poderá divulgar seu link de agendamento online para os pacientes marcarem consultas em sua agenda.

Utilize esse link para aprender a configurar o agendamento online

É muito mais profissional se o link estiver no seu site. Se ainda não tem o link no site, entre em contato com nossa equipe e solicite a inclusão. 

Se você não é cliente Premium, clique aqui para contratar.

Na configuração do turno de trabalho, depois que o agendamento online estiver ativo, selecione o tipo de agendamento PERSONALIZADO e depois selecione a modalidade "Teleorientação".

O reflexo, para o paciente, será esse:

Iniciando um atendimento


Ao inciar o atendimento, você terá as opções:

1) Copiar o link do paciente: use esta opção caso o paciente relate não ter recebido o link da sala de atendimento por e-mail. Envie por outro canal, nesse caso (ex.: Whatsapp).

2) Reenviar link do paciente: dispara novamente o e-mail com o link

A chamada é criptografada de ponta a ponta, e o acesso só é possível através do link em questão. Certifique-se de enviar o link apenas para o paciente em questão.

Ao clicar em iniciar atendimento, a sala de atendimento virtual é criada (e só depois disso o paciente  conseguirá acessar - em outras palavras, o profissional deve criar primeiro, depois o paciente).

Tela de atendimento


Ao iniciar um atendimento do tipo Teleorientação,  a sala é criada automaticamente e aparece ao lado do seu prontuário, para registro de informações do paciente.

Enquanto o atendimento estiver aberto, a sala estará aberta. Certifique-se de fechar a sala ao finalizar. A conexão é extremamente estável. Se ainda assim tiver problemas, acesse esse artigo aqui com as principais causas.

As orientações devem ser adicionadas ao prontuário de forma clara, para segurança do profissional. A portaria do Ministério da Saúde que autorizou a teleorientação NÃO foi clara sobre a orientação e gravar ou não o vídeo. Por orientação jurídica, optamos por NÃO liberar a funcionalidade de gravação nesse momento. A orientação é a de que os dados sejam escritos em prontuário, da mesma forma como em uma consulta normal, que também não é gravada.

 

Se precisar enviar receita para o paciente, a integração com o Memed já permite a assinatura digital do documento. Veja aqui como funciona).

Caso você e o paciente enfrentem problemas para logar, use excepcionalmente o orientação telefônica e nos chame no chat, para investigarmos o problema. Nesse caso, é importante passarmos juntos por esses passos aqui.

Ao finalizar o atendimento, a sala é fechada.

 

Acesse a página de lançamento da telemedicina que contém vários links importantes para você, nesse momento.