Nesse artigo vamos explicar como funciona o fator redutor dos convênios dentro do iMedicina.
O fator redutor é um dado que você pode utilizar para criar planos personalizados dentro de mesmo convênio. Ele tem a função de adicionar ou deduzir um percentual sobre o valor a ser faturado e é aplicado sobre o valor do procedimento cadastrado na tabela de procedimentos associada ao convênio.
Exemplo: Na tabela de procedimento cadastrada, o valor da consulta é R$ 100,00. Se a consulta for realizada por meio do convênio Unimed, o valor da consulta é R$ 97,00. Assim o fator redutor é de 3,00%.
Para saber como criar convênios acesse: Como cadastrar convênios?
Convênio com apenas um plano
No caso de apenas um plano no convênio, deixe o campo “Fator redutor” do plano em branco, que o sistema automaticamente considerará que o fator redutor é o mesmo utilizado no convênio.
Exemplo: O convênio da Unimed tem um fator redutor de 3,00% em relação à tabela de procedimento associada. Na clínica iMedicina, apenas o plano Unimed Plano 1 é aceito, e ele tem um valor redutor de 3,00% também. Sendo assim, o fator redutor do plano será deixado em branco.
Convênios com mais de um plano
Em convênios que tenham mais de um plano, cada plano pode ter seu próprio fator redutor. Neste caso, você precisa apenas preencher a porcentagem referente ao plano.
Se o fator redutor do plano estiver preenchido, o sistema irá desconsiderar o fator redutor padrão do convênio.
Exemplo: Ainda pensando na Unimed, na clínica iMedicina, são aceitos os planos Unimed Plano 1, Unimed Plano 2 e Unimed Plano Plus. Para o Plano 1, o fator redutor mantém-se o mesmo do padrão de 3,00%. Para o Plano 2, o fator redutor é de 5,00%. Já para o Plano Plus, não há fator redutor.
Desta forma, os campos devem ficar da seguinte forma: vazio, com 5,00% preenchido e 0,00%, respectivamente.
Porcentagens zeradas serão consideradas como sem fator redutor para o plano em questão, ou seja, será considerado o valor cadastrado na tabela de procedimento.
Ainda possui dúvidas? Entre em contato com nosso suporte, o atendimento é de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 ou envie um e-mail para atendimento@imedicina.com.br. 😉