Como emitir relatórios com filtros personalizados no iMedicina?

Nesse artigo vamos ensinar como você pode emitir relatórios com filtros personalizados para te auxiliar na gestão do seu consultório ou clínica.

Toda boa gestão conta com o auxílio de relatórios de dados, não é mesmo? No iMedicina, você pode gerar esses relatórios da forma que desejar, com flexibilidade e rapidez.
Para conhecer um pouco mais sobre essa funcionalidade, nosso CEO, Raphael Trotta, fez um vídeo demonstrando o processo de extração de relatórios de dados do consultório e de finanças. Assista-o e acompanhe-nos nessa leitura para entender um pouco melhor sobre o poder das ferramentas geradoras de relatório do iMedicina!


Área de Estatísticas

No manu Estatísticas, você encontra ferramentas para emitir relatórios sobre os dados de agendamentospacientes e atendimentos.

Dentro de cada uma das três opções, existem filtros específicos que você pode selecionar da forma que melhor lhe atender e, após selecionar os dados que deseja filtrar, basta clicar no botão de “Gerar relatório”.

Relatórios de Agendamentos

Na ferramenta de geração de relatórios sobre os dados de agendamento, você pode utilizar os seguintes filtros: período de agendamento, tipo de agendamento, origem do agendamento (interno ou online), especialidade agendada, profissional de saúde e convênio.

Após selecionar os dados que deseja filtrar, pode escolher também como deseja agrupá-los para uma melhor visualização, sendo os agrupamentos feitos por especialidade, médico, convênio, status ou tipo de agendamento.

Relatórios de dados de Pacientes

A ferramenta de geração de relatórios de dados de pacientes funciona de maneira similar à de relatórios de agendamentos explicada acima. A diferença são os tipos de dados a serem filtrados, que agora dizem respeito à sua base de pacientes.

Nela, você poderá filtrar os dados por: data de nascimento, sexo, tag, convênio, data de aniversário, profissão e origem da indicação. Além disso, é possível agrupá-los por convênio, médico ou sexo do paciente.

Relatórios de dados de Atendimentos

Para a geração de relatórios dos dados de atendimentos realizados na clínica, o procedimento segue parecido com o das outras duas ferramentas citadas acima, mas oferece filtros para as seguintes informações: período do atendimento, especialidade, convênio, procedimento realizado e tags.

Esses dados podem ser agrupados por médico, convênio ou especialidade, possibilitando que o profissional tenha um maior controle para gestão dos atendimentos já realizados em um determinado período de tempo.

Área de Finanças

Na área de finanças, você consegue emitir relatórios das transações financeiras feitas na conta.

Por meio das ferramentas de extrato, receita e despesa, é possível extrair relatórios que podem ser emitidos em formato de planilha .xls, compatível com excel para edição e impressão.

Relatórios de Extrato Financeiro

Para emitir relatórios de extrato financeiro de um determinado período de tempo, você pode acessar a área “Extrato” que conta com todos os lançamentos financeiros realizados nas clínicas cadastradas no sistema.

Os dados para o relatório de extrato que se deseja extrair podem ser filtrados pelos seguintes critérios: 

  • Período de lançamento
  • Conta de lançamento
  • Forma de pagamento
  • Profissional responsável
  • Tipo de lançamento
  • Tipo de agendamento (procedimento)
  • Origem do agendamento (interno ou online)
  • Clínica em que ocorreu o lançamento

Basta selecionar os dados desejados da maneira que melhor te atender e clicar em “Gerar XLS” para fazer o download do seu relatório.

Relatórios de Receitas

Para gerar um relatório de receitas, assim como no relatório de extrato, você deve começar filtrando os dados desejados. Entre os filtros disponíveis para essa modalidade, se encontram:

  • Conta bancária do lançamento da receita
  • Status (vencido, conta a receber, recebido, procedimento a receber, procedimento recebido)
  • Período de lançamento
  • Forma de pagamento

E, após realizar a filtragem, basta clicar no botão de “Exportar” para gerar o relatório em PDF  ou em “Imprimir” para imprimir um arquivo completo desse relatório com os dados do consultório no cabeçalho.

Através dessa ferramenta, você também pode buscar manualmente por receitas específicas ou adicionar outros lançamentos dessa natureza.

Relatórios de Despesas

A ferramenta de geração de relatórios de despesas funciona quase que exatamente como a de geração de relatórios de receitas, exceto pelo fato de diferenciação de natureza do lançamento.

Nela, você pode filtrar os dados que serão inclusos no relatório por:

  • Conta bancária
  • Status (vencido, contas a pagar, pago, procedimentos a pagar, procedimentos pagos)
  • Período de lançamento
  • Forma de pagamento

Assim como na ferramenta de receitas, você pode utilizar a ferramenta de busca para encontrar uma despesa específica, além de acessar e imprimir o relatório com facilidade.

 

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