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Como cadastrar tabelas de procedimento e configurá-las

Nesse artigo você aprenderá a cadastrar e configurar as tabelas de procedimentos em sua conta do iMedicina. Vamos lá? :)

A tabela de procedimentos será o documento que irá estipular os valores de suas consultas e procedimentos de seus convênios.

Neste tutorial irei te explicar como modificar e criar novas tabelas. Para isso vá no menu Configurações -> Atendimento -> Tabela de Procedimento.

Tabelas de Procedimento Particular

 

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Com o seu iMedicina aberto, na barra lateral esquerda, vá em Configurações (⚙️) > Atendimento >  Tabela de Procedimento.

Por padrão, sua conta do iMedicina já terá as tabelas de procedimento de Particular, CBHPM 5ª Edição e AMB 92. Estas tabelas não podem ser deletadas, mas podem ser editadas para que os valores sejam personalizados para seu atendimento. 

Para criar uma nova tabela personalizada, você deverá clicar em “Carregar tabela”, no botão rosa do canto superior direito.

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Na tela de importação de tabelas, você encontrará o link para download de uma tabela modelo, no qual você deverá editar sua tabela para que ela fique no padrão de nosso modelo.

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Ao baixar a tabela, abra-a em seu Excel.

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Estes serão os dados que você encontrará na tabela. Todos os procedimentos devem ter um código, nome e valor, todos na mesma linha. Todos estes dados devem ficar, sempre na mesma coluna

Toda tabela deve ter um procedimento que se chama Consulta, e um que se chama Retorno. Os valores podem ser estipulados por você. 

Para definir procedimentos com valores que contenham centavos, utilize um ponto (.) caso esteja utilizando a vírgula para separar códigos, nomes e valores. 

Exemplo: A clínica iMedicina precisa criar um procedimento chamado Botox, que tem o valor de R$ 150,90

Neste caso, usaremos as vírgulas (,) para separar códigos, nomes e valores, enquanto os pontos (.) serão utilizados para separar os decimais.

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Caso queria utilizar vírgulas (,) para os decimais do valor, utilize ponto e vírgula (;) para separar códigos, nomes e valores.

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Após inserir todos os seus procedimentos, seguindo estes passos acima, salve a tabela para colocarmos esta no iMedicina.

Na página do iMedicina, você irá fazer o upload da sua tabela, clicando no botão “Escolha um arquivo”

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Selecione a sua tabela, e preencha os dados de Nome da tabela, qual foi o caractere escolhido para separar os dados (delimitador de célula do arquivo), e qual o  caractere escolhido para separar os decimais (tipo de separador de centavos do arquivo). Ao preencher os dados, clique em “Enviar arquivo”.

Exemplo: Utilizei minha tabela de procedimentos da Unimed, com o Botox no valor de R$ 150,90. Separei por vírgulas, e os decimais estão indicados com pontos.

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Após clicar em "Enviar arquivo", você então precisará associar cada dado com os campos do sistema - código, nome do procedimento, valor.

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Preencha os dados de acordo com os registro, para que tudo fique certo no iMedicina para que todos os procedimentos sejam calculados e registrados corretamente no prontuário de seu paciente. 

Mais abaixo, você precisará selecionar procedimento padrão da consulta, com seu valor, e também o retorno. Se lembra que falamos que esses dados eram obrigatórios? Este é o motivo :)

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Lembrando que, no caso de planilhas com vários procedimentos que contenham a palavra Consulta e Retorno, todos esses procedimentos aparecerão nesta lista. Marque apenas o padrão para sua clínica/consultório, ou seja, aquele que, salvo exceções, será o procedimento selecionado automaticamente pelo sistema - Consultas para primeiros atendimentos e Retorno para retornos.  

Ao terminar de escolher os procedimentos corretos, clique em “Próximo”.

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No próximo passo, você conseguirá visualizar se o padrão está correto, como pode visualizar abaixo:

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Se as informações estiverem corretas, com valores e descrições corretos, é só clicar em “Finalizar upload” e pronto, sua tabela de procedimentos estará cadastrada!

Caso você precise alterar alguma informação como nome, valor ou código, será necessário cancelar a operação, editar sua tabela do Excel com os procedimentos, e começar novamente como no começo desse tutorial, ok?

Feito isso, agora é só vincular esta tabela de procedimentos ao seu convênio existente. Ou, se preferir, pode criar um novo convênio para esta tabela de procedimentos.

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do chat, das 09h às 18h, ou pelo nosso e-mail: atendimento@imedicina.com.br