Nesse artigo você aprenderá a cadastrar e configurar as tabelas de procedimentos em sua conta do iMedicina para associar a cada convênio atendido de acordo com os valores praticados.
A tabela de procedimentos é o documento que estipula os valores das consultas e procedimentos dos convênios atendidos por você. É importante que, antes de cadastrar os convênios, você cadastre a tabela de procedimentos a ser associada a esses convênios.
Por padrão, sua conta do iMedicina já possui as tabelas de procedimento de Particular, CBHPM 5ª Edição e AMB 92. Caso queria, você pode cadastrar outras tabelas de acordo com sua necessidade.
Para saber como fazer isso, continue a leitura desse artigo.
O iMedicina possui 2 tipos de tabela.
Nós disponibilizamos uma tabela modelo para te auxiliar: |
NÃO utilize acentuação no nome dos procedimentos |
1. Como criar o arquivo para upload?
O arquivo .CSV pode ser criado no Excel, no Planilhas do Google Drive e no Numbers. Para que a tabela de procedimentos funcione corretamente no iMedicina, ela precisa seguir as seguintes regras:
- A primeira linha da tabela deve ser Código;Nome do Procedimento;Valor
- Ter um procedimento que se chama Consulta;
- Ter um procedimento que se chama Retorno;
- Todos os procedimentos devem ter código, nome e valor, todos na mesma linha;
- Todos estes dados devem ficar sempre na mesma coluna.
Além dessas regras, outro ponto de atenção é quando utilizar vírgula ( , ), ponto ( . ) e ponto e vírgula ( ; ):
- Caso você utilize a vírgula ( , ) para separar códigos, nomes e valores, utilize o ponto ( . ) para separar as casas decimais de procedimentos com valores que contenham centavos.
Exemplo:
- Caso utilize ponto e vírgula ( ; ) para separar códigos, nomes e valores, utilize a vírgula ( , ) para separar as casas decimais de procedimentos com valores que contenham centavos.
Exemplo:
Após inserir todos os procedimentos corretamente, clique em "Salvar Como" e escolha .CSV no tipo de arquivo e salve em seu dispositivo. Agora já estamos prontos para fazer o upload no iMedicina. Veja na próxima etapa.
2. Como fazer o upload da tabela de procedimento?
Para fazer o upload e assim cadastrar a tabela de procedimentos no sistema, acesse o menu Configurações >> Atendimento > > Tabela de Procedimento.
- Em seguida, clique em em “Carregar tabela”;
- Na página que será exibida, clique no botão “Escolha um arquivo” e selecione a tabela que criou e salvou em seu dispositivo (o nome do arquivo não será exibido nesse campo após a seleção);
- Nomeie sua tabela no campo "Nome da tabela de procedimento";
- No campo "Selecione o delimitador de célula do arquivo" selecione qual foi o caractere utilizado para separar código, nome do procedimento e valor;
- Em "Selecione o tipo de separador de centavos do arquivo" selecione qual foi o caractere utilizado para separar as casas decimais nos valores. Mesmo que os valores sejam inteiros (não tenham centavos), você precisa selecionar esse campo com seu respectivo caractere.
- Ao preencher os dados, clique em “Enviar arquivo”.
Exemplo: Se na minha tabela eu separei código, nome do procedimento e valor por vírgula ( , ) e utilizei o ponto ( . ) para separar os decimais (3,Botox,150.90) eu devo preencher os dados da seguinte maneira,
Após clicar em "Enviar arquivo", você precisará associar cada dado com os campos do sistema: código, nome do procedimento, valor.
- Em "Código" selecione "Código do procedimento";
- Em "Nome do procedimento" selecione "Descrição do procedimento";
- Em "Valor" selecione "Valor do procedimento";
- Mais abaixo, você precisará selecionar procedimento padrão da consulta, com seu valor, e também o retorno. Com isso, ao realizar um agendamento por "Consulta" ou "Retorno", o sistema sempre buscará o valor padrão associado ao procedimento.
- No caso de planilhas com vários procedimentos que contenham a palavra Consulta e Retorno, todos esses procedimentos aparecerão nesta lista. Marque apenas o que você deseja que fique como padrão para sua clínica/consultório, ou seja, aquele que deverá ser o procedimento selecionado automaticamente pelo sistema ao realizar um agendamento;
- Ao terminar de escolher os procedimentos, clique em “Próximo”;
- No próximo passo, você conseguirá visualizar uma prévia de como a sua tabela foi configurada. Se as informações estiverem corretas, é só clicar em “Finalizar upload” e sua tabela de procedimentos estará cadastrada!
Agora, chegou o momento de associar a tabela a seu respectivo convênio. Clique aqui e veja como realizar essa etapa.
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