1. Central de Ajuda do iMedicina
  2. Tutoriais
  3. Passo a passo para implantação do iMedicina

Como cadastrar os convênios

Nesse artigo você aprenderá a cadastrar convênios em sua conta do iMedicina. Vamos lá? :)

É possível fazer o cadastro de todos os convênios atendidos no seu consultório. Dessa forma os atendimentos realizados pelo profissional de saúde são enviados para o módulo financeiro com o valor correto de cada tipo de consulta.

Neste tutorial irei te mostrar como cadastrar e modificar os convênios no iMedicina.

sd (2)

 

Com o seu iMedicina aberto, na barra lateral esquerda, vá em Configurações (⚙️) > Atendimento > Convênio.

Tela de convênios

Nesta tela, você verá todos os convênios cadastrados. De padrão, todas as contas do iMedicina já vão com o convênio Particular, e este convênio não pode ser deletado, apenas editado. 

Para editá-lo, você deve clicar no botão de editar (📝) na coluna Ações.

2-7

Aqui, você conseguirá editar as informações como nome do convênio, registro ANS, razão social, etc.

Abaixo desta etapa, você também verá informações do convênio. Nesta etapa, você deve selecionar qual tabela de procedimento o plano seguirá, qual o fator redutor dos valores recebidos (se houver), e qual o período padrão para retorno dos pacientes deste convênio.

3-5

Um pouco mais abaixo, você pode selecionar planos deste convênio. Se o convênio não tiver planos diferentes, pode deixar apenas com o padrão criado. 

Em cada plano, você deve vincular as clínicas disponíveis para atendimento do plano, e também os profissionais de saúde que atendem este convênio. Mesmo que você tenha apenas um profissional de saúde, deve vinculá-lo também. 

Cada plano também pode ter um fator redutor personalizado. 

No caso de apenas um plano, deixe o campo “Fator redutor” do plano em branco, que o sistema automaticamente considerará que o fator redutor utilizado no convênio.

Exemplo: O convênio da Unimed tem um fator redutor de 3,00%. Na clínica iMedicina, apenas o plano Unimed Plano 1 é aceito, e ele tem um valor redutor de 3,00% também.

Sendo assim, o fator redutor do plano será deixado em branco. 

4-1

Em convênios que tenham mais de um plano, cada plano pode ter seu próprio fator redutor. Neste caso, você precisa apenas preencher a porcentagem referente ao plano. Lembre-se: Se o fator redutor do plano estiver preenchido, o sistema irá desconsiderar o fator redutor padrão do convênio. Porcentagens zeradas serão consideradas como sem fator redutor para o plano em questão.

Exemplo: Ainda pensando na Unimed, na clínica iMedicina, são aceitos os planos Unimed Plano 1, Unimed Plano 2 e Unimed Plano Plus. Para o Plano 1, o fator redutor mantém-se o mesmo do padrão de 3,00%. Para o Plano 2, o fator redutor é de 5,00%. Já para o Plano Plus, não há fator redutor. 

Desta forma, os campos devem ficar vazios, com 5,00% preenchido e 0,00%, respectivamente.

4-2

Para realizar essa vinculação, você deve selecionar a clínica/profissional de saúde, clicando no nome de cada um no quadro esquerdo, depois deve clicar na seta para que o nome passe para o quadro da direita. 

Após preencher todas as informações, você pode clicar em “Salvar”, para finalizar. Ou “Salvar e adicionar”, para que possa já cadastrar um novo convênio após fazer isto.

5-1

Feito isso, seu convênio estará devidamente cadastrado no seu iMedicina! 

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do chat, das 09h às 18h, ou pelo nosso e-mail: atendimento@imedicina.com.br