Nesse tutorial você poderá acompanhar como assinar digitalmente documentos em PDF.
Na emissão de documentos referentes a atendimentos por telemedicina, por exemplo, receitas e atestados é fundamental que o profissional garanta a autenticidade do documento. Isso pode ser feito por meio da assinatura eletrônica com com certificados ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
Para facilitar a assinatura eletrônica de documentos em pdf, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) lançou um plugin gratuito para Adobe Acrobat.
Como instalar o plugin?
- Faça o download do plugin.
- Execute o instalador e siga os passos mostrados.
Para que o plugin funcione corretamente, o sistema precisa seguir alguns requisitos:
- Windows;
- Versão do Adobe Acrobat Dc ou Acrobat Pro DC posterior a Novembro 2017.
Como configurar assinatura?
Para configurar a assinatura, siga os passos a seguir:
- Abra o Acrobat;
- Acesse o menu "Ferramentas";
- Clique em "Certificados";
- Clique em "Assinar Digitalmente";
- Escolha o método de assinatura digital PAdES ICP-Brasil;
- Clique e arraste para delimitar o tamanho e a posição da assinatura;
- Caso pergunte se você deseja inserir carimbo de tempo na assinatura, selecione "Não";
- Agora sua assinatura já está pronta e validada.
Caso você prefira, pode acessar o Guia de Uso disponibilizado pelo ITI.
Ainda possui dúvidas? Entre em contato com nosso suporte, o atendimento é de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 ou envie um e-mail para atendimento@imedicina.com.br. 😉