Como assinar digitalmente documentos em PDF?

Nesse tutorial você poderá acompanhar como assinar digitalmente documentos em PDF.

Na emissão de documentos referentes a atendimentos por telemedicina, por exemplo, receitas e atestados é fundamental que o profissional garanta a autenticidade do documento. Isso pode ser feito por meio da assinatura eletrônica com  com certificados ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Para facilitar a assinatura eletrônica de documentos em pdf, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) lançou um plugin gratuito para Adobe Acrobat.

Como instalar o plugin?

  1. Faça o download do plugin.
  2. Execute o instalador e siga os passos mostrados.

Para que o plugin funcione corretamente, o sistema precisa seguir alguns requisitos:

  1. Windows;
  2. Versão do Adobe Acrobat Dc ou Acrobat Pro DC posterior a Novembro 2017.

Como configurar assinatura?

Para configurar a assinatura, siga os passos a seguir:

  1. Abra o Acrobat;
  2. Acesse o menu "Ferramentas";
  3. Clique em "Certificados";
  4. Clique em "Assinar Digitalmente";
  5. Escolha o método de assinatura digital PAdES ICP-Brasil;
  6. Clique e arraste para delimitar o tamanho e a posição da assinatura;
  7. Caso pergunte se você deseja inserir carimbo de tempo na assinatura, selecione "Não";
  8. Agora sua assinatura já está pronta e validada.

Caso você prefira, pode acessar o Guia de Uso disponibilizado pelo ITI. 

 

Ainda possui dúvidas? Entre em contato com nosso suporte, o atendimento é de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 ou envie um e-mail para atendimento@imedicina.com.br. 😉